A cozinha é um dos principais ambientes da casa, pois é nela que preparamos as melhores refeições para nossa família e amigos. Além disso, é um local que costuma ser bastante movimentado. Por isso, é muito importante planejar a forma como você irá construir esse ambiente no seu projeto.
Um dos principais fatores na hora de decorar a cozinha é o formato em que os objetos que a compõem serão dispostos. Para isso, confira abaixo alguns dos modelos mais comuns e que são muito funcionais para cada tipo de casa.
Cozinha linear
É um modelo de cozinha em que os componentes de trabalho ficam todos alinhados à bancada principal, onde se localizam a pia, fogão e geladeira. É interessante que entre eles haja uma bancada de apoio para realizar o preparo dos alimentos e outras tarefas.
Normalmente, este tipo de organização é empregado em cozinhas pequenas e estreitas, mas pode ser inserido em outros espaços.
Cozinha com ilha
Este modelo é ideal em ambientes que possuem um espaço considerável. Afinal, para que o ambiente fique agradável e a movimentação de pessoas no entorno da “ilha” possa fluir tranquilamente, deve-se respeitar um espaço mínimo entre a bancada central e o ambiente de trabalho.
Neste modelo, é possível observar o “triângulo de trabalho” em que pia, geladeira e fogão ficam alinhados na forma de um triângulo, para que a movimentação no preparo dos alimentos fique mais fácil.
Cozinha com península
O modelo de cozinha com península é muito semelhante à cozinha com ilha. Porém, a diferença entre elas é que enquanto a bancada da “península” possui contato com as paredes ou estruturas de trabalho, a ilha fica no centro, sem ligação com o restante da cozinha.
Cozinha em L
Para este modelo, a organização dos componentes é feita em formato de L, aproveitando duas paredes perpendiculares. Isso abre um espaço considerável para a colocação de uma mesa de refeições no centro.
Cozinha em U
A cozinha em U utiliza três paredes para apoiar as bancadas e armários, deixando os componentes principais mais próximos. É ideal para espaços mais largos, onde seja possível o deslocamento confortável de pessoas no interior.
Cozinha paralela
Neste modelo de cozinha, existem duas bancadas paralelas. É ideal para espaços que conectam outros ambientes e também para locais estreitos. Para este modelo, o ideal é que haja uma área suficiente para o deslocamento de duas pessoas lado a lado.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os diferentes tipos de cozinha, chegou a hora de escolher e planejar o mais adequado para o seu projeto. Se ainda tem dúvidas sobre a melhor alternativa, entre em contato comigo, terei prazer em atender você.
0 Comentário